A Casa das Pedras

zfrentepedrasO projeto do arquiteto Verona, do escritório de Gregori Warchavchik, permitiu incrustar a casa nas pedras ao lado do Sobre as Ondas.

Depois de obter grande sucesso com a incorporação do Edifício Sobre as Ondas, Roberto Braga associou-se a Eduardo Lee para construir, em 1952, uma casa debruçada sobre o mar.

zpedrascasa

zfrentepraia4
O arquiteto do Sobre as Ondas, Jayme Fonseca Rodrigues, havia morrido durante a construção do prédio e então Roberto Braga contratou o escritório de arquitetura de Gregori Warchavchik, que designou um jovem arquiteto italiano, Henrique Cristofani- que gostava de ser chamado de Verona – para projetar junto com seu colega Vaidergorn uma casa integrada às pedras, incrustada nas rochas que dividem as praias do Guarujá (Astúrias) e Pitangueiras, utilizando as pedras como parede e apoio estrutural.

O que impressiona nesta construção são os interferes naturais como maresia, ressaca, umidade, além do tempo que não danificaram esta obra projetada em 1952. Uma curiosidade foi que esta casa serviu como cenário para o filme “O Puritano da Rua Augusta”, produzido e estrelado por Amácio Mazzaropi (Cia. Cinematográfica Vera Cruz, 1965).
Após 64 anos, a casa permanece conservada à perfeição, apesar das difíceis condições impostas por sua proximidade com o mar.

   zpiscina zsofa2 zvistaintcafe

 

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!