Avanço do mar na Praia do Tombo no Guarujá

Parte da faixa de areia da Praia do Tombo, em Guarujá, no litoral paulista, está desaparecendo. Fenômeno tem preocupado moradores e especialistas.

Parte da faixa de areia da Praia do Tombo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, está desaparecendo com a erosão e o avanço do mar. O fenômeno tem preocupado moradores e especialistas, e já ameaça diversos imóveis, incluindo uma casa centenária e um prédio.

Segundo relatos de munícipes, o problema começou a ser notado há uma década, mas se acentuou nos últimos anos. Fotos tiradas por moradores e por satélites mostram a mudança da paisagem. O mar avançou tanto que a faixa de areia para caminhar ou tomar sol quase desapareceu.

Há dois meses, parte de uma casa foi destruída. Um quartinho que era usado pelos moradores para guardar cadeiras de praia e guarda-sóis usados pelos banhistas desabou.

Erosão ameaça casa na Praia do Tombo, em Guarujá, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Outra casa, construída há mais de 100 anos e passada de pai para filho há três gerações, também corre o risco de ser “engolida” pelo mar. O comerciante José Carlos dos Santos mora no imóvel desde quando nasceu, e está preocupado. “Infelizmente, nós estamos à mercê da natureza”, diz.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, a prefeitura vai assinar um convênio com uma universidade da região, que fará um estudo técnico para saber o motivo do avanço do mar. Ao mesmo tempo, será construída uma barreira para tentar conter a erosão, que já ameaça até um edifício.

Com relação às casas em risco, a secretaria afirma que elas estão em uma área pública, por isso, a prefeitura pode entrar com um pedido de reintegração de posse para evitar maiores danos.

Fotos de satélite de 2009 e 2016 mostram avanço do mar (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Parte de casa desabou com o avanço do mar (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Fonte: https://g1.globo.com em 22/10/2017

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!