Farol Do Itapema – Guarujá

O Forte de Santa Cruz do Itapema constituiu de um dos pontos de observação e guarda do porto de Santos. Uma das edificações mais antigas do País, o Forte do Itapema é o único monumento histórico de Vicente de Carvalho e localiza-se a poucos metros da estação das barcas de Vicente de Carvalho.

Não se sabe ao certo a data exata da construção do forte. Pesquisadores afirmam que a edificação, construída sobre a única rocha localizada no lado esquerdo do estuário, já existia na metade do século 16. O intuito objetivo do Forte era o de defender a margem oriental do estuário. Sua localização possui vista de toda a Vila de Santos, sendo considerado uma “importante praça militar” no mapa da Capitania de São Vicente.

O Forte passou por reformas e períodos de abandono. Em 1670, houve a primeira ampliação e entre os anos de 1735 e 1738, o Forte foi novamente reconstruído e aparelhado com artilharia de grosso calibre. Em 1836, o marechal Daniel Pedro Muller relata que o Forte tinha uma guarnição e um oficial. Os últimos canhões que se viram sobre a muralha são datados de 1850.

Um forte incêndio ocorrido em 1883 deixou o Forte destruído. O Forte do Itapema está sob a responsabilidade da Delegacia da Receita Federal em Santos, que, em 1908, construiu um posto de fiscalização para a Alfândega sobre uma torre dotada de holofotes, para melhor iluminação do estuário e combate ao contrabando. Outro incêndio acometeu totalmente essas instalações em 1976.

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!