Fortaleza da Barra de Guarujá completa 435 anos e oferece atividades comemorativas

A programação especial acontece nesta quarta-feira (24) com atividades para crianças e adultos

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 435 anos de construção nesta quarta-feira (24) e preparou uma programação especial com atividades para crianças e adultos.

O ‘Cinema na Fortaleza’, está entre as opções, onde serão exibidas sessões de diversos filmes.

Para as crianças serão oferecidas atividades lúdicas, contação de histórias e ainda haverá um concurso de desenho infantil com o tema ‘Fortaleza Aos Meus Olhos’, onde os vencedores serão premiados com troféus.


Além dessas atividades, os visitantes poderão participar da visita monitorada que já acontece normalmente pelo local. Durante o trajeto, os participantes poderão conferir réplicas de embarcações do período colonial, entre outras relíquias do Museu Fortaleza da Barra.

Fortaleza da Barra Grande

O monumento histórico militar foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos de ataques de corsários e piratas.

O local foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Na Fortaleza funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!