Notícias recentes do Guarujá apontam melhoria de qualidade de vida

Notícias recentes do Guarujá apontam melhoria de qualidade de vida da população e turistas.

Chamado de “Pérola do Atlântico”, o Guarujá é o destino mais procurado pelos moradores da capital paulista para os fins de semana. Durante os últimos anos, a cidade está avançando e investindo nas melhorias para toda sua população e turistas. 

“A cidade está cada melhor e temos muitas coisas boas acontecendo, mas infelizmente essas notícias não são muito divulgadas”, afirma Angelo Caffarello, que escolheu a cidade para morar há mais de 30 anos. 

A prefeitura fez uma recente revitalização do Mirante da Campina, um dos pontos turísticos da cidade e que fica localizado entre as mais belas e movimentadas praias, Enseada e Pitangueiras. O local passou por uma completa revitalização e o investimento foi em instalação elétrica, iluminação, guias e sarjetas, pavimentação, estacionamento, sinalização, guarda-corpo, passarela e paisagismo. A vista panorâmica da praia da Enseada é paradisíaca e para quem curte esportes radicais, o Mirante possui algumas empresas licenciadas para realizarem voos de Paraglider e Rappel.

Foram novos quiosques na praia da enseada, a praia é um destino muito visitado por moradores e turistas da região e passou por essa grande mudança. Anteriormente contava com quase 100 quiosques na faixa de areia de forma irregular e sem estrutura de higiene. No lugar agora foram construídos 54 novos quiosques padronizados no calçadão com estrutura de banheiros, além disso, foi criada uma nova regulamentação para montagem de guarda sol e cadeiras apenas quando o cliente solicitar.

Outro ponto que trouxe mais segurança e qualidade de vida para a população foi a nova iluminação de LED nas orlas das praias do Tombo, Astúrias e Enseada

A  Revitalização Praça Horácio Lafer foi concluída no bairro da Enseada, uma obra de infraestrutura turística onde foram investidos um pouco mais de R$2 milhões, No Local, a Prefeitura realizou a colocação do piso em mosaico e os reparos em pisos de concreto, iluminação (postes e luminárias), drenagem, paisagismo, instalações dos equipamentos de academia ao ar livre e rampas de acessibilidade.

 A Universidade Unoeste está construindo uma nova unidade na Enseada e a Unaerp mantém seu polo na Avenida Dom Pedro, ambos com novos cursos de medicina, sendo pioneiras na região. O curso irá proporcionar um impacto altamente positivo sob o ponto de vista social, econômico e principalmente, da saúde local. Outro aspecto importante é que Guarujá terá a fixação de profissionais na Baixada, promovendo a qualificação em saúde e o aprimoramento da medicina regional.

O Hospital Santo Amaro passou por grande reforma e um aumento na unidade de saúde e foram entregues novos leitos de alta complexidade na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), assim como novos equipamentos.

A segurança da cidade não ficou a desejar e durante os últimos meses, mais de 20 viaturas novas foram entregues para a polícia do Guarujá. O investimento que é feito na cidade e o anúncio do novo quartel na praia da enseada, mostra uma nova fase de preocupação e compromisso com a segurança pública no município.

A drenagem e a pavimentação de diversas regiões da cidade também foi feita.  A Prefeitura do Guarujá junto ao Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$60 milhões, destinados à pavimentação e recapeamento de mais de 100 vias públicas da cidade.

 O SEST SENAT (Serviço social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foi inaugurado na cidade e oferece formação e capacitação profissional, atendimentos na área de saúde, além de esporte, lazer e cultura para a população. A Unidade do Guarujá possui nove salas de aula e dois laboratórios de informática. Na área de saúde, o SEST SENAT está equipado para prestar atendimento em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios.

Focando na facilidade de locomoção e também no desenvolvimento, a travessia entre Santos – Guarujá ganhou o primeiro projeto da ponte que ligará as duas cidades e foi orçado em 2,9 bilhões, possui ao todo 7,5km. A estrutura será erguida pela Ecovias e conecta a Via Anchieta, no km 64, à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250. O objetivo é facilitar a integração entre as cidades de Santos e Guarujá, proporcionar fácil e rápida movimentação logística do Porto e ser uma opção de mobilidade urbana, somada ao sistema de balsas.

O desenvolvimento está em seu ápice, logo, o Ministério da Infraestrutura autorizou a Prefeitura do Guarujá a conceder à iniciativa privada o Aeroporto Civil Metropolitano, localizado nas antigas instalações da Base Aérea de Santos.

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!