Passeios gratuitos no Guarujá – Parte l

TRILHAS – MIRANTES e ILHAS

Vamos lançar uma série da passeios e atividades para você aproveitar estas férias de Julho sem precisar gastar nada.

No Post anterior já apresentamos 24 praias do Guarujá que precisam conhecer.

Neste você verá passeios que pode fazer nas Trilhas existentes na cidade e visitar alguns Mirantes.

Aconselhamos a fazer os passeios nas trilhas de preferência em Grupos.

Levar água também.

Divirtam-se !

 

As TRILHAS de Guarujá têm as cores e os sons da Mata Atlântica: plurais, selvagens e envolventes. São caminhos que contam história, que trazem a natureza para perto e que emocionam tanto quanto os MIRANTES, com vista para alguns dos cenários mais vibrantes do mundo e que fazem você sentir-se bem no topo dele. E as ILHAS, rodeadas por águas que têm todas as cores do arco-íris e que são desbravadas por homens que mais parecem peixes, sussurram nos seus ouvidos todos os seus segredos.

DESCUBRA!

quadrado TRILHA DAS PRAIAS

O roteiro inicia com a observação das ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, antiga “capelinha”, datada de 1563 / 65, na qual o padre José de Anchieta rezou algumas missas.

Ao lado da Ermida estão as ruínas da Armação das Baleias, local onde era processado o óleo destes cetáceos, para servir de iluminação pública.

Outro atrativo histórico é o local do Forte São Felipe, do século XVI (1557), onde o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu, durante 9 meses, sendo quase devorado pelos índios canibais, os Tupinambás.

Os atrativos naturais são diversos. A região é coberta pelo Bioma de Mata Atlântica e seus ecossistemas, incluindo a Praia Branca – local onde se encontra uma comunidade de pescadores e sua cultura caiçara – Praia Preta e, por fim, Camburizinho, praia mais bonita, pois recebe água doce do rio que nasce no alto do morro.

quadrado TRILHA DA FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE

O acesso, gratuito, é por meio da estrada do bairro de Santa Cruz dos Navegantes, próximo ao Clube Saldanha da Gama, em Guarujá. A trilha tem nível de dificuldade leve e conduz os viajantes até a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, construída pelos espanhóis em 1584 para evitar o ataque de piratas. Situada em frente ao estuário de Santos, é garantia de um passeio muito agradável, repleto de história e belezas naturais.

  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Duração: 40min

Resultado de imagem Resultado de imagem

quadrado TRILHA DA PRAIA DO EDEN

O acesso é pela Estrada do Pernambuco (Av. Marjory da Silva Prado), por meio do portal do Condomínio Sorocutuba, onde se pode chegar caminhando ou de carro até o topo do morro. Tem duração aproximada de 20 minutos, tem nível de dificuldade moderado e, descendo cerca de 40 metros por escadaria de pedras em meio à vegetação, chega-se até a Praia do Éden, de areia clara e mar cor de esmeralda, que recompensa todo o esforço.

  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Duração: 30 minutos

Resultado de imagem  Resultado de imagem

quadrado TRILHA DA PRAIA PRETA E CAMBURÍ

O acesso é pela Praia Branca, tem duração de 2 horas aproximadamente e o seu nível de dificuldade é alto, exigindo dos seus usuários um pouco mais de energia. Porém, proporciona experiências inesquecíveis, já que durante toda a sua extensão a natureza que pode ser contemplada é praticamente intocada. A Praia Preta, com sua beleza singular, e a praia do Camburi, banhada de um lado pelo mar e do outro pelas águas do rio da Serra do Guararu, oferece aos visitantes a verdadeira visão do paraíso.

  • Nível de dificuldade: Alto
  • Duração: 120min (2h)

quadrado TRILHA DE PRAIA BRANCA

Tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, ao lado da travessia de balsas Guarujá-Bertioga, ao final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61), também conhecida como Rodovia Guarujá-Bertioga. Chamada também de trilha alta, com duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio, realizado por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo aos usuários facilidade de acesso e uma espetacular interação com a Mata Atlântica. Ao longo do percurso, podem ser observadas milhares de espécies de plantas, animais e, do seu ponto mais alto, a bela vista da ilha junto à praia, cartão postal do passeio.

  • Nível de dificuldade: Fácil
  • Duração: 20min

quadrado TRILHA DAS RUINAS

Assim como a Trilha da Prainha Branca, inicia-se no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca. É também conhecida como trilha baixa, tem duração de aproximadamente 40 minutos e nível de dificuldade moderado. Ao longo do trajeto, é possível observar as ruínas da Armação das Baleias, localizada à margem do canal de Bertioga, um importante marco econômico nos séculos XVIII e XIX, onde se extraia o óleo dos mamíferos para iluminação pública, construção civil e outros. Além disso, é possível visitar as ruínas da Ermida de Santo Antonio do Guaibê, uma capela do século XVI construída a partir de pedra e óleo de baleia e onde Padre José de Anchieta, ao som das vozes dos índios tupiniquins que ecoavam do 2º andar da igreja, levava a palavra de Deus àqueles que precisavam de acolhimento.

  • Nível de dificuldade: Médio
  • Duração: 40min

 Resultado de imagem Resultado de imagem

quadrado TRILHA DO CONDE
A trilha, de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situa-se no km 14,5 da estrada Guarujá Bertioga, na Serra do Guararu. O acesso é feito por estrada também particular, do CEME (Centro de Estudos do Meio Ambiente), à direita no sentido Guarujá-Bertioga. O local, em meio a um sítio arqueológico, além de reunir trilha ecológica belíssima e rodeada pela diversa Mata Atlântica, permite que seus usuários pratiquem esportes radicais como rapel e tirolesa com segurança e muita emoção.

  • Nível de dificuldade: Variado
  • Duração: 30min

Resultado de imagem  Resultado de imagem

quadrado TRILHA DO SANGAVA OU CONGAVA

Também tem início na estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes, com entrada pela Praia do Góes, e dura cerca de 80 minutos.

Tem um acentuado aclive em direção ao Morro dos Limões, sendo necessário subir o aclive acentuado. No cume do morro o aventureiro se depara com uma bela vista do estuário do porto de Santos. Em seu percurso algumas pessoas praticam a descida com corda ou por trilha mais suave até a na praia do Sangava/Congava.

  • Nível de dificuldade: Médio
  • Duração: 80min

quadrado MIRANTE DO MORRO DO MALUF

O Mirante do Morro do Maluf, localizado ao final da Praia das Pitangueiras, garante aos viajantes uma visão deslumbrante de Guarujá, com especial atenção à Praia da Enseada, a maior em extensão do destino, somando 5.600 metros, logo à esquerda. E assim como o Mirante do Morro da Caixa D’Água, que é cenário de decolagens e pousos de praticantes de parapente, o Mirante do Morro do Maluf é procurado pelos voadores, assim como desperta o desejo dos que amam se aventurar sobre os 100 metros de altura das suas encostas praticando rapel.

 

quadrado MIRANTE DO COSTÃO DAS TARTARUGAS

No final da Praia da Enseada, após o residencial da Península, o Costão das Tartarugas é uma formação rochosa e de onde se pode observar, regularmente, os simpáticos animais que escolhem o lugar para se alimentar. A vista é avassaladora!

quadrado ILHA DA MOELA

A Ilha da Moela, também chamada de “Ilha do Farol” e “Ilha do Farol da Moela”, que pode ser avistada da Praia do Tombo e Mirante do Morro da Caixa D’Água, tem este nome em razão de sua formação rochosa, que lembra a moela de uma galinha. E é onde encontra-se o Farol da Moela, que indica a entrada da barra de Santos.

Resultado de imagem

Resultado de imagem

quadrado ILHA DOS ARVOREDOS

A Ilha dos Arvoredos, localizada a 1,6 km da costa, na altura da Praia de Pernambuco, tem 37 mil km² e foi cedida pelo Serviço de Patrimônio da União, em 1950, ao engenheiro Fernando Eduardo Lee, que a transformou em palco de pesquisas científicas e um ambiente 100% auto-sustentável, com sistemas coletores de água da chuva, sistemas eólico e solar de captação de energia, entre outros. Desde 1994, após a morte do engenheiro, passou a ser administrada pela Universidade de Ribeirão Preto e oferece visitas monitoradas de cunho educacional e científico.

Imagem relacionada

Imagem relacionada

You may also like...

Leave a Reply

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!