RECEITAS DA PRAIA

SALADAS

Salada de batata com creme de parmesão

batata_parmesao

Ingredientes:
3 batatas grandes
1/2 pé de alface crespa lavado
1/2 pé de rúcula lavado

Creme
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 maço médio de tomilho picado
sal e pimenta-do-reino em grãos a gosto
2 salsichões cortados em rodelas

Modo de Preparo:
Lave as batatas e leve ao fogo em uma panela com 1 litro de água. Cozinhe até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque as batatas e corte em cubos grandes. Reserve. Creme: coloque o creme de leiteem uma tigela refratária e leve ao fogo, em banho-maria, numa panela com 1 litro de água. Cozinhe, batendo sem parar com um batedor manual até encorpar. Reduza o fogo e acrescente, aos poucos, e sem parar de bater, o queijo parmesão. Em seguida, adicione o azeite de oliva em fio, batendo sem parar. Acerte o sal e junte o tomilho e a pimenta-do-reino moída grosseiramente. Retire do fogo. Disponha as folhas de alface e de rúcula numa saladeira. Se preferir, rasgue as folhas grosseiramente com as mãos. Coloque as batatas e distribua o salsichão. Por último, regue a salada com o creme. Se preferir, cozinhe o salsichão em água antes de cortá-lo.


Salada de fava com alho-poró

fava_alhoporo

Ingredientes:
1 kg de fava
2 alhos-porós cortados em rodelas
2 cenouras cortadas em palitos finos
8 rabanetes cortados em fatias
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
5 dentes de alho cortados em tiras finas
12 folhas de sálvia picadas
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave as favas e coloque-as em uma panela com 2 litros de água. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos, ou até ficarem quase macias. Em seguida, junte o alho-poró e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Distribua em uma saladeira as favas, o alho-poró, a cenoura e o rabanete. Misture delicadamente e reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, o alho e as folhas de sálvia e refogue, sem parar de mexer, até o alho dourar. Retire do fogo, coloque o sal e regue a salada. Sirva a seguir.


 Salada de grão-de-bico com bacalhau

grao_bico_bacalhau

Ingredientes:
300 g de bacalhau
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de alecrim fresco
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
200 g de grão-de-bico
2 pimentões amarelos picados em tiras pequenas
10 tomates secos picados
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas
sal e pimenta-do-reino a gosto
agrião

Modo de Preparo:
Corte o bacalhau, lave-o em água corrente e coloque em uma tigela. Despeje 1,5 litro de água até cobrir o bacalhau e envolva a tigela com filme plástico. Deixe de molho dentro da geladeira por 24 horas, ou até dessalgar, trocando a água várias vezes. No dia seguinte, escorra a água e coloque o bacalhau em uma panela. Cubra com 2 litros de água, leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos, ou até o bacalhau ficar macio. Retire do fogo, escorra, elimine a pele e as espinhas e desfie o bacalhau. Transfira-o para uma tigela e misture o azeite, as alcaparras, o alecrim e o vinagre. Cubra a tigela com filme plástico e deixe o bacalhau tomar gosto por 2 horas. Enquanto isso, lave o grão-de-bico e coloque em uma panela de pressão. Cubra com 1 litro de água, tampe a panela e leve ao fogo por 30 minutos, ou até o grão-de-bico ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela, abra-a e escorra a água. Reserve o grão-de-bico. Coloque na tigela com o bacalhau o grão-de-bico, as tiras de pimentão, o tomate seco, as azeitonas, o sal e a pimenta-do-reino. Misture até ficar homogêneo. Disponha tudo numa travessa e sirva com agrião.


 Salada de Penne com legumes marinados

pene_legumes

Ingredientes:
200 g de brócolis congelados
200 g de tomates-cereja
6 ramos de manjericão
1 cebola cortada em rodelas
100 g de azeitona verde recheada com pimentão vermelho
1 dente de alho amassado
10 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto
1 kg de penne tricolor

Modo de Preparo:
Coloque os brócolis em uma panela com 1 litro de água fervente e deixe cozinhar até fica al dente. Retire do fogo, escorra a água e transfira para uma tigela. Junte o tomate, as folhas de manjericão, a cebola e as azeitonas. Misture e reserve. Leve ao fogo uma panela com alho, o azeite de oliva, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino até amornar. Retire do fogo e despeje na tigela com os legumes. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Se preferir, prepare com um dia de antecedência. Em seguida, leve ao fogo uma panela grande com 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal até ferver. Despeje o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e coloque o macarrão em uma tigela. Despeje os legumes com o molho, misture delicadamente e sirva.


 Homus

homus

Ingredientes

160 g de grão-de-bico
125 g de tahine
1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho coberto por água por uma noite. Cozinhe o grão-de-bico por 45 minutos e escorra. Bata no liquidificador com uma xícara de água e reserve. Amasse o alho com uma pitada de sal até virar uma pasta. No liquidificador, junte a pasta de alho, o tahine e o grão-de-bico até que se forme um creme liso. Na hora de montar, coloque a pasta em uma tigela ou prato fundo e modele com uma colher.


VÍDEOS

Churrasco de Lagosta

Pate de Fígado

Wessel revela os segredos do filé mignon

Camarão Picante

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de gergelim, 180g de camarão médio limpo, 80g de ervilha torta, 50g de tomate cereja ou perinha em lâminas, 100ml de caldo de legumes; ½ colher de chá de hondashi; ½ colher de chá de garam masala (mix de especiarias feito com cardamomo, páprica picante, páprica doce e pimenta calabresa), 1 pitada de sal. Modo de preparo: Colocar o óleo em uma frigideira aquecida, coloque o camarão e deixe fritar até ficar avermelhado. Adicionar o hondashi e o garam masala. Em seguida coloque as ervilhas e o caldo de legumes. Deixe ferver por aproximadamente 1 minutos. Coloque os tomatinhos, acerte o sal e sirva acompanhado de arroz basmati.


Mexilhões à Marinheira


Carré de Cordeiro

Você não pode copiar o conteúdo desta página

error: O conteúdo está protegido!